Página Inicial
Programa
GESAC

Clique para Ampliar
 

INTRODUÇÃO

As políticas de inclusão digital implementadas pelo Ministério das Comunicações são concebidas como ferramentas para o exercício da cidadania, tendo como base o pressuposto de que, na sociedade em que vivemos, grande parte dos processos de escolha e de autonomia do indivíduo passam por sua interação com as Tecnologias da Informação e da Comunicação, mais especificamente pelos equipamentos, ferramentas, conteúdos e aplicativos conectados em rede que permitem o acesso à comunicação e à informação.

Para tanto, os projetos, ações e iniciativas desenvolvidos têm como objetivo promover o uso da internet e outras tecnologias da informação e comunicação tendo como base três eixos de atuação: a ampliação da disponibilidade de acesso às TICs (oferta de infraestrutura, como equipamentos e disponibilização de sinal e internet); o incentivo ao desenvolvimento e à disponibilização de conteúdos que atendam aos requisitos de acessibilidade, usabilidade e inteligibilidade; e a capacitação da população interessada nos uso das TICs e dos profissionais que atuam diretamente no atendimento aos cidadãos, de modo a gerar interesse por tais tecnologias e despertar a confiança nesses potenciais usuários.

 

APRESENTAÇÃO

O Programa Gesac  - Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão,é coordenado pelo Ministério das Comunicações, por meio da Secretaria de Inclusão Digital, em parceria com outras entidades.O Programa oferece conexão de internet via satélite e terrestre à telecentros e escolas  públicas  com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro.

É direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todos os estados brasileiros, privilegiando as cidades do interior, sem telefonia fixa e de difícil acesso. Por meio dele, é disponibilizada a infraestrutura fundamental para a expansão de uma rede.

Desde 2002, milhares de brasileiros passaram a dispor do acesso à internet por meio do Programa, que proporciona oportunidades de inserção no mundo das tecnologias de informação (TICs) e comunicação por meio de uma iniciativa governamental pública, gratuita e democrática.

 

Novo edital vai ampliar Gesac para 31 mil pontos

Atualmente, o programa leva o acesso à internet para cerca de 13 mil pontos em todo o país. Esses pontos vão ser abrangidos pelo novo edital, que está em fase de finalização.(Fonte: http://www.teletime.com.br 29/08/13)

A previsão é de que o programa passe a contar com cerca de 31 mil pontos de acesso à internet (ampliação de mais de 100% em relação à abrangência atual). Também na nova proposta, a quantidade de pontos terrestre deve superar os 80% (hoje, esse índice é de 9%).

Com a mudança, os pontos com tecnologia satelital vão estar à disposição de localidades onde ainda não é possível o atendimento por outras formas de tecnologia.

O edital será realizado na modalidade pregão eletrônico, do tipo menor preço. A entrega das propostas poderá ser feita pelo site www.comprasnet.gov.br e a abertura vai ocorrer no dia 29 de outubro/13. A licitação está dividida em cinco lotes, quatro para conexões terrestres e um satelital. Os lotes abrangem diferentes regiões do País: Sul; Leste (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Sergipe); Norte e outro que beneficia o interior brasileiro. Já a parte satelital está concentrada na Região Norte, mas também chega a outras regiões.

 

Saibam mais.

 

A velocidade da conexão do Gesac também vai melhorar: cerca de 70% dos pontos terão uma velocidade nominal de 1 Mbps. Em alguns locais, a velocidade da conexão poderá chegar a 8 Mbps. Outra mudança será no número de pontos terrestres. Atualmente, apenas 9% dos pontos de conexão do Gesac são terrestres. Com o novo edital, essa proporção deve chegar a 85%.

Fonte: Portal Planalto com informações do Ministério das Comunicações

Para escolas que utilizam GESAC,colocamos abaixo link para Manual de Conectividade

http://www.institutoembratel.com.br/arquivos/CARTILHA_GESAC.pdf

Para mais informações e resolução de problemas no GESAC, o telefone para contato é 0800-702-3125. Pode-se entrar em contato através de e-mail: admpp.gesac@mc.gov.br

O telefone do MEC é 0800-61-6161 e o e-mail é bandalarga@mec.gov.br

Se o problema for com equipamentos Positivo, o telefone para contato é 0800-644-6591

 

Ações no estado de Sergipe

 

Com o objetivo de oportunizar a Inclusão Digital aos alunos e comunidades a Secretaria de Estado da Educação SEED/DITE oferece e realiza Oficinas de Metareciclagem de Computadores em parceria com a Petrobras. As oficinas atendem em locais remotos e, sobretudo onde há maior necessidade e interesse por parte da comunidade.

Através das oficinas  reaproveitamos os computadores considerados como lixo digital, mas que ainda podem ser reutilizados,se desenvolvem com  carga horária  de 40h semanais, através de atividades teóricas e práticas ministradas pela equipe pedagógica da DITE e técnico da Codin/Seed.

Ao final da oficina as  máquinas que foram   reaproveitadas faremos doações para os alunos e comunidade.

LINKS

 

 

 



Voltar